terça-feira, agosto 07, 2012

Quem já tramou a Cp de boleia?

Ouvi por aí, que a cp tem cada vez menos clientes e os prejuizos aumentam. Muitas vezes custa-me a acreditar nestas histórias, até porque continuam a tirar regalias aos clientes e funcionários e a dar ordenados e regalias de luxo aos directores.
Como é óbvio, ninguém cai na mesma duas vezes, imaginem quem compra o passe, para poupar uns trocos e ir para o trabalho de comboio com "todo o conforto-como eles se denominam" e depois, durante o mês, há dois ou três dias de greve, ficam no meio dum grande filme plantados à chuva e ao vento, e obrigados a falhar com os seus compromissos. Claro que pensam noutras alternativas, claro que não querem ser mais mal tratados.
Há uns tempos, o meu cão precisou de vir comigo de Lisboa para o Porto e o bilhete dele foi mais caro do que o meu (cartão jovem), o pior de tudo, é que pagou bilhete inteiro 24€ e não teve direito a lugar!
Mas pelos vistos, esta regra está num decreto de lei qualquer.

Reparem nisto: Eles (cp), têm direito a preencher um comboio inteiro de passageiros e todas essas pessoas podem levar o seu animal, neste caso, vendem todos os lugares e receberiam o dobro porque os animais pagariam o seu bilhete sem um lugar correspondente a esse valor. Basicamente iriam os animaizinhos todos no ar, ou no corredor, que foi a solução que o meu Gasparzinho arranjou para não babar a passageira do lado. É triste, mas é Portugal. Quem trata os animais desta forma, claro que não tem principios para tratar as pessoas como elas gostariam e deveriam ser tratadas! Acho absurdo o valor que paguei pela viagem dele, mas mais absurdo que isso, é ter pago por um serviço que não existiu. Até admitia a obrigação de pagar se houvesse o direito de viajar com condições!



A consequência da crise e destes preços absurdos, é a entreajuda e o já conhecido método do desenrasca Tuga. Neste caso, as pessoas uniram-se através do utensilio mais revolucionário deste século a.k.a. Facebook.
Foi criado um grupo, com o nome Boleias Porto-Lisboa, Lisboa-Porto e em que inicialmente, quem tinha carro com lugares livres publicava a hora da saída e os lugares disponiveis. Neste momento tem 4.500 membros e todos os dias há alguém que vai de boleia e divide os custos com o condutor, aumenta substancialmente o número de carros e de pessoas a pedir boleia aos fins-de-semana. Os preços variam entre os 10€ e os 15€ (dependendo do carro, ou do nr de passageiros), e é um verdadeiro sucesso!
A mim, que viajo pelo menos duas vezes por mês até Lisboa, dá imenso jeito. para além disso, são três horas de conversas, com pessoas diferentes, profissões das mais variadas possiveis, histórias e vivências engraçadas. Ainda não repeti companhia e já dei e fui de boleia umas quantas vezes!
Aprendo sempre e poupo...poupo MUITO!
E talvez, por estas e por outras a Cp se vá lixando de fininho!! Temos pena!

4 comentários:

  1. Antes de mais muitos Parabéns pelo artigo de opinião, deveria ser lido pelos responsáveis quer da CP quer pela Protecção aos Animais que nada pressiona e fica sempre tudo em águas de bacalhau. A nossa politica Animal é inexistente e hipocrita. Espalhe mais esta pode ser que faça alguma diferença.

    Sugiro também começar a postar e criar uma página de fans no Facebook, é mais fácil acompanhar do que ir visitar um numero de sites, assim toda a info e posts aparecem no mesmo sitio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviei esta reclamação para a Cp:
      Venho por este meio dar conta de uma ocorrência que não me agradou como cliente, nem a toda a gente que presenciou, quando souberam do sucedido. No passado dia 28-05, dirigi-me à estação oriente em Lisboa, para comprar o meu bilhete de comboio e para saber como podia levar o meu animal de estimação que não teria outra forma de regressar a casa. A informação que me foi dada, foi que o animal teria que pagar um bilhete inteiro, usar açaime e ter os documentos em dia. Não concordei, porque se uma criança paga meio bilhete, porquê um animal pagar mais do que eu (neste caso, sou portadora de cartão jovem). Mas, não havendo outra hipotese, não o "amarrando ao poste", como foi sugerido por um funcionario vosso. Lá comprei o bilhete. Gastando 43,50€ para viajar com o meu anmal de estimação. Qual o meu espanto, quando me apercebo, que ele pagou um bilhete inteiro, mas não tem direito a um lugar para ele. Isto é, uma criança ou idoso pagam metade e ocupam um lugar, o animal paga bilhete completo, mas tem que ir ou no corredor e ser calcado e incomodado a viagem toda, ou entre as minhas pernas e a do passageiro do lado que nenhuma culpa tem para viajar mal sentado à custa de um animal de 30kg que pagou o seu bilhete completo. Parece-me que alguma coisa está mal aqui, ou não paga bilhete e divide o lugar comigo, ou arranja um canto (como dise o revisor), ou paga bilhete inteiro e tem um local só para ele viajar. Com toda a razao, a passageira a meu lado não concordou em levar o animal a seus pés, até porque nem eu nem ela, nem o animal, conseguiamos estar bem sentados. Muito menos depois de ambas sabermos que ele tinha pago um bilhete completo!! Desta forma, gostaria que tivessem em conta situações como a minha, pois causa desconforto às pessoas directamente envolvidas e a quem viaja a seu lado. Tendo-me sentido completamente defraudada ao comprar um bilhete para mim e um animal de estimação e ter só direito a um lugar,visto que ele não usufruiu do que pagou. Desde já, informo, que vou dar a conhecer esta situação à sociedade protectora dos animais, à DECO e a outras instituições, para que haja um alerta para situações como esta. Agradeço uma resposta breve a este e-mail. Com os melhores cumprimentos.

      Eliminar
    2. E a resposta da Cp foi assim:
      Lamentando os transtornos causados pela ocorrência mencionada, informamos que o transporte de cães não acondicionados é permitido mediante o pagamento de bilhete inteiro correspondente ao comboio e classe que utilizar. Nestas condições o animal deverá ir devidamente açaimado, com trela, acompanhado do respetivo boletim de vacinas atualizado e da competente licença municipal. Os animais não podem ocupar lugar nos bancos.

      Informamos ainda que o transporte de animais nos comboios resulta da aplicação do Decreto-Lei 58/2008, das Condições Gerais de Transporte, documento este aprovado pelo IMTT, e ainda da Portaria 968/2009.

      Com os melhores cumprimentos,
      CP Longo Curso
      Apoio ao Cliente

      Eliminar
  2. Obrigado pelo follow-up.
    O que te posso dizer é se queres mesmo tentar mudar a actual politica começa por espalhar por orgãos de comunicação social e entidades governamentais ou instituições. Essa resposta diz bem da foram errada como devem tratar o assunto.
    Para já pelo preço do bilhete deverias ter direito à transportadora como é óbvio no local e zona apropriada ao lado do dono e não lá para um canto com o dono a ter de ir a pé.
    Já sobre a licença municipal e livrete de vacinas isso deveria fazer parte da Lei, ou seja, qualquer pessoa com animal de estimação deveria ter obrigatoriamente essa papelada tal como um BI de animal e ainda Chip obrigatório em Todos os Animais. Bastaria que fosse obrigatório aos Veterinários chipar e tratar das documentações. Nenhum animal que saísse de um Veterinário poderia sair sem papeis e licenças, BI do animal e CHIP obrigatório. Claro que isto tem um custo mas é o custo de ter um animal de estimação, em primeiro lugar filtrava para não ser qualquer mancebo a ter um animal, só aqueles que queriam muito, pagariam bem mas isso era o menos para quem quer mesmo muito um animal de estimação.

    Ou seja, essa resposta sucede à politica Animal em vigor do nosso País. Facilmente mudavam, o problema é a falta de vontade e como não traz Receita, foi sempre nisto que o nossos sucessivos Governos pensam, não em construir uma sociedade saudável mas no que dá dinheiro e no que é obrigatório pela União Europeia.
    Só veremos melhores direitos dos Animais quando for a UE a obrigar, como a maioria das coisas que se vão decidindo na nossa politica.
    Abre a Página no Facebook será mais fácil acompanhar o teu trabalho, por aqui virei muito pouco.

    Beijinho

    ResponderEliminar